Troppo - O Liberal (21/06/09)

Yes, nós temos moda de qualidade!


Em comemoração ao Ano da França no Brasil, o Coletivo Caixa de Criadores realiza a 7ª edição do Mercado de Moda e prova que os criativos paraenses não deixam nada a dever aos grandes estilistas do resto do país


Foto: Orlando Maneschy

Da vontade de fazer moda, os amigos Clara Carneiro, Diogo Carneiro, Fernando Hage, Jackye Carvalho e Júnior Oliveira levaram adiante um projeto que se tornou referência no Estado: o Coletivo Caixa de Criadores. O negócio deu tão certo que este ano eles realizam a 7ª edição de um evento que é o carro-chefe do grupo, o Mercado de Moda.
Embalado pelo clima do Ano da França no Brasil, o evento foi batizado de 'C’est Très Chic', e vai reunir 38 marcas paraenses, entre elas Água Benta, Água Brasil, Bela Rosa, Bijouterias Criativas, Cadicoisa, CaverockB/I’sha, Chita Punk, Dês Amies, DonaNaza, Emiliah, Menina Venina, Esquina da Moda, Estilosa, Eubelém, EuQFiz, Flor de Iaiá, Kutrukas, Lala Rocque, Lia Zone, Maria Belém, Mariana Bibas, Maricota, Mariucha, Orland, Só Maria, Unama, Viví, Yêmara e Yorrana Maia, sendo dez estreantes que vão mostrar suas produções durante os oito dias de evento.
Segundo Fernando Hage, este tipo de evento é uma vitrine para os novos talentos da moda, pois é a partir daí que os iniciantes na área terão uma noção maior de como é o mercado paraense e terá oportunidade também de ter seu talento reconhecido. Isso já aconteceu com algumas outras marcas em edições anteriores, onde 17 já têm loja própria, o que é um motivo para os organizadores comemorar. 'Como em todas as edições, nosso maior objetivo é fomentar o mercado de moda paraense, fazendo com que jovens empreendedores possam se estabelecer no mercado', fala o designer.
Este ano, a abertura do evento acontecerá na próxima quinta-feira (25), na Estação das Docas e segue do dia 27 até o dia 5 de julho, no Espaço São José Liberto, com uma vasta programação também em outros pontos da cidade. Entre algumas das novidades deste ano está uma exposição com ilustrações feitas por designers paraenses e estudantes dos cursos locais de Design. O tema dos trabalhos está relacionado com as invenções francesas. Outra exposição tem como objetivo conscientizar os jovens sobre a importância do voto e acontece no Tribunal Regional Eleitoral.
Para 'causar' mais ainda, a programação conta também com uma extensa agenda musical comandada por DJs locais, entre eles Marcos Sachhi, Gustavo Rodrigues, Marcel Arêde, Emídio Contente, ProefX, Gustavo, Marcelo Damaso, Patrick, Xarope, Yuri, Mari, Geraldo, Robin e Faca, que vão aliar dois universos: a moda e a música. Além disso, para os mais desinibidos e que sonham com os 15 minutos de fama na televisão, vai haver um concurso de VJ, uma espécie de apresentador de videoclipes, para uma emissora local.
Além de projetar novas marcas no cenário paraense, o Caixa de Criadores tem viés social. A partir do dia 25 serão arrecadados itens básicos como café, leite e sabão em pó para serem entregues ao Abrigo João de Deus, que acolhe moradores de rua. 'A moda naturalmente trabalha com o glamour e a ostentação, mas achamos importante ficar um pouco mais próximo da realidade e trabalhar dentro do evento questões sociais', declara o designer que recorda da campanha do ano passado, quando 240 livros novos e usados foram recolhidos e destinados à instituição Pia Nossa Senhora das Graças, que atende jovens vítimas de abusos domésticos.
Ao longo de todas essas edições, o Mercado de Moda já reuniu um público superior a 12 mil pessoas que conferiram os looks de 65 marcas paraenses que já integraram o projeto. Para essa edição, a expectativa é de que mais de cinco mil pessoas circulem no local e movimentem mais de R$ 80 mil para as marcas participantes.