Diário do Pará - 25/06/09

Criadores: moda paraense ao estilo francês


Foto: Carol Belém

A terra de Coco Chanel, Christian Dior e Yves Saint Laurent é o tema da sétima edição da Caixa de Criadores, que será aberta hoje, com desfile na Estação das Docas, e segue até o dia 5 de julho, no Espaço São José Liberto. São 39 marcas locais, reunidas em torno do tema “O Ano da França no Brasil – C’est Très Chic”. Segundo os organizadores, a expectativa é de que mais de 5 mil pessoas circulem no local até o final do evento.


Participam desta edição 39 marcas paraenses, entre elas, dez estreantes. O lançamento das coleções da temporada Verão ocorrerá em meio a um desfile na Estação das Docas (Boulevard das Feiras), hoje, às 20h, marcando a abertura do Mercado de Moda Caixa de Criadores. Para conferir os looks, basta fazer a doação de um dos seguintes produtos: café, leite ou sabão em pó, que serão doados ao Abrigo João de Deus, entidade que atende, em média, 40 moradores de rua por mês.


PROGRAMAÇÃO


Durante os oito dias de evento, haverá exposição com ilustrações feitas por designers paraenses e estudantes dos cursos de design de Belém sobre invenções francesas, como o dirigível e a bicicleta. Em outra exposição, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mostrará o trabalho da instituição para conscientizar os jovens sobre a importância do voto. Na área musical, a programação ficará a cargo de DJs de Belém, que prometem aliar os universos da moda e da música. No mesmo local, haverá, também, um ponto de tecnologia, com acesso gratuito à internet.


No total, mais de 12 mil pessoas já visitaram as seis edições do projeto e 65 marcas paraenses já participaram do Caixa de Criadores. Esta será a segunda edição que as irmãs Fabianne e Fabíola Faciola participam. Donas da marca de biquínis Maricota, elas afirmam que a aceitação do público com a Moda Praia é maior do que imaginavam. “Vendemos biquínis e maiôs o ano todo. Nos eventos da Caixa, a aceitação do público é muito boa. Nossas participações nessas edições é um modo de expandir nossa marca, ajuda no marketing”, afirma Fabianne, que já antecipa o que será visto nos biquínis da coleção de verão: “Inspirados no luxo e na pompa francesa, a nova coleção vem com muita renda e brilho para aumentar a sensualidade da mulher brasileira”.


De acordo com Clara Carneiro, uma das organizadoras do evento, o Caixa de Criadores tem o objetivo de fomentar o mercado local. “Nós queremos que o projeto seja um pontapé inicial para novos talentos. É oferecer espaço para os criadores daqui. Quanto mais marcas, mais gente estiver fazendo moda, melhor para o mercado”, diz.



SERVIÇO


Mercado de Moda Caixa de Criadores – 7ª edição. De 27 de junho a 5 de julho, no Espaço São José Liberto – Coliseu das Artes, de 14h às 20h. Entrada franca. Informações: 8119-8093 / 3242-6001.(Diário do Pará)