Maria Belém apoia...

Gente! Que tal ajudarmos o Projeto Reconstruções a produzir objetos com muito estilo e 'de quebra' ganharmos uma cidade mais limpa.?!?

Nós da organização do Caixa de Criadores tivemos o prazer de tê-lo na 10ª edição, expondo e vendendo seus produtos.

Conheço o projeto, comprei uma garrafa estilizada super bacana, acredito na idéia e nas pessoas que estão na organização. Desejo sorte e muito sucesso!


A cidade de Belém do Pará produz em média 420 mil toneladas de lixo por ano, e apenas 44% vem sendo depositado de maneira adequada em aterro controlado e sanitário. O depósito de entulhos e lixo doméstico em plena via pública é cena comum. Moradores tentam livrar-se do problema transportando resíduos de toda espécie de um bairro para o outro, ou simplesmente descarregando nos rios que cortam a cidade.

Porém, este cenário negativo pode propiciar novas oportunidades no campo do Ecodesign.

O Reconstruções tem a proposta de conceber novos produtos a partir da reutilização de objetos descartados. Para este reaproveitamento, propõe-se a realização de uma oficina com aplicação de uma metodologia própria. A partir da análise das funções do produto/lixo e de sua relação social e ambiental, um novo ciclo de vida é projetado, buscando a ressignificação do resíduo e a extensão da vida útil do material. A oficina será ofertada para 20 profissionais e estudantes dos Cursos de Design, Arquitetura, Artes Visuais e áreas afins, com duração de um mês. Ao final da atividade, espera-se obter móveis, objetos e peças de moda, concebidos e construídos pelos participantes a partir da apropriação de resíduos coletados no centro urbano e nos rios que circundam a cidade de Belém.

O valor a ser arrecadado no Catarse contempla os itens necessários à realização da oficina, entre eles, a compra de materiais (tintas, lixas, solda, silicone, anti-ferrugem, massa plástica, entre outros); o transporte (frete de van para levar os participantes a lixões, sucatas e para a coleta de lixo nas ruas da cidade, e de um barco para a coleta de resíduos nos rios e mangues); o suporte técnico terceirizado (pagamento de diárias para costureira, eletricista e ferreiro); e a pós-produção (ensaio fotográfico dos produtos concebidos).

Custos operacionais relacionados à estrutura física como sala de aula e laboratório de modelos (marcenaria), são garantidos por outros parceiros do Reconstruções.

Contribuindo para a realização do projeto, você receberá como recompensa produtos exclusivos concebidos pelos participantes da oficina. Mas é preciso explicar uma coisa: o Reconstruções não restringe as idéias dos participantes da oficina, apenas direcionamos o projeto através das análises (aplicação da metodologia do projeto) e acompanhamos a produção. Dessa forma GARANTIMOS A QUALIDADE, mas não as características dos produtos. Os alunos podem desenvolver, por exemplo, produtos reutilizando uma embalagem, um capacete, um guarda-chuva, peças de carro, enfim, qualquer coisa que coletar. Nunca sabemos ao certo o que vai sair, e esse é o grande barato: atiçar a criatividade para conceber produtos exclusivos e inusitados!

Dessa forma, as doações pelo Catarse funcionarão como uma espécie de encomenda de produtos através das faixas de valores estipuladas ao lado. Dá uma conferida! Para saber mais sobre o projeto e ver exemplos dos produtos que você pode levar como recompensa, visite http://www.reconstrucoes.com/