O Caixa de Criadores nasceu em 2006 numa reunião de cerca de dez jovens criadores em uma mesa de bar. Todos ali queriam espaço pra mostrar suas criações e assim ganhar dinheiro com o que faziam. Algumas reuniões e meses depois, cinco daqueles jovens transformaram o que podia ser só uma idéia e um bazar em um movimento de moda que dois anos depois já faz parte do vocabulário da cidade de Belém.
Clara Carneiro, Diogo Carneiro, Fernando Hage, Junior Oliveira, Jackye Carvalho. Esses são os cinco nomes por trás da produção do carro-chefe do movimento, o Mercado de Moda, com duas temporadas por ano, e que irá completar no final de 2008 mais de 180h de evento. É lá que muitas marcas surgem, dão os primeiros passos, aprendem a entender o mercado e até se conhecem e acabam abrindo loja juntas.
Já participaram dos últimos seis mercados 60 marcas diferentes. Dessa forma poderíamos dizer que a cada evento são dez o número de marcas novas que aparecem no mercado, mas infelizmente nem todas continuam a comercializar suas coleções nas próximas temporadas. E é por isso que a marca Caixa de Criadores vai além das 180hs e investe no desenvolvimento profissional desses criadores. Prova disso são as palestras realizadas em parceria com universidades e eventos de moda e design e o apoio do SEBRAE-PA na oferta de cursos de capacitação para abertura e gestão dessas futuras empresas.
É com essa visão, de que há ainda muito a se fazer pelo desenvolvimento de uma "cena" de novas idéias na região norte, que o projeto Caixa de Criadores ainda pretende realizar muitas ações como as que já foram realizadas nesses últimos dois anos. Nisso tudo, uma coisa esse projeto já pode se vangloriar: trouxe à tona o interesse de muitos consumidores pela produção local nas áreas de moda e design e começou a plantar a semente dessa cultura. Agora só falta fazer a indústria e consumidores dos outros eixos da moda no Brasil começarem também a enxergar a nova cara da cena paraense e organizar a produção de Belém em um calendário mais consistente e assim mais forte.
------
Após dois anos de eventos, os cinco produtores continuam exercendo outras atividades e hoje têm funções já quase bem definidas dentro dos projetos do Caixa de Criadores.Clara Carneiro, que cuida da gestão financeira do projeto, é gerente de uma loja de cosméticos e abriu uma loja com mais duas marcas onde comercializa a Maria Belém, sua marca. Junior Oliveira abriu uma loja própria da sua marca, Eubelem. Jackye Carvalho trabalha em uma produtora de vídeo e sempre produz alguns figurinos e seus desfiles abusados da SouJackye. Os dois cuidam da produção executiva do mercado e contatos com parceiros e patrocinadores.Diogo Carneiro é produtor de moda de uma loja de departamentos e cuida de toda produção de desfiles e editoriais da Caixa de Criadores. Fernando Hage deu um “pause” na produção de sua marca e foi fazer Mestrado em Moda, Cultura e Arte no Senac São Paulo. Ele é responsável pelo conteúdo do blog e produção de conhecimento, além da produção executiva no próprio evento quando compra uma passagem em promoção.
O PROJETO
- segunda-feira, 5 de janeiro de 2009