Diário do Pará - 25/06/09

Criadores: moda paraense ao estilo francês


Foto: Carol Belém

A terra de Coco Chanel, Christian Dior e Yves Saint Laurent é o tema da sétima edição da Caixa de Criadores, que será aberta hoje, com desfile na Estação das Docas, e segue até o dia 5 de julho, no Espaço São José Liberto. São 39 marcas locais, reunidas em torno do tema “O Ano da França no Brasil – C’est Très Chic”. Segundo os organizadores, a expectativa é de que mais de 5 mil pessoas circulem no local até o final do evento.


Participam desta edição 39 marcas paraenses, entre elas, dez estreantes. O lançamento das coleções da temporada Verão ocorrerá em meio a um desfile na Estação das Docas (Boulevard das Feiras), hoje, às 20h, marcando a abertura do Mercado de Moda Caixa de Criadores. Para conferir os looks, basta fazer a doação de um dos seguintes produtos: café, leite ou sabão em pó, que serão doados ao Abrigo João de Deus, entidade que atende, em média, 40 moradores de rua por mês.


PROGRAMAÇÃO


Durante os oito dias de evento, haverá exposição com ilustrações feitas por designers paraenses e estudantes dos cursos de design de Belém sobre invenções francesas, como o dirigível e a bicicleta. Em outra exposição, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mostrará o trabalho da instituição para conscientizar os jovens sobre a importância do voto. Na área musical, a programação ficará a cargo de DJs de Belém, que prometem aliar os universos da moda e da música. No mesmo local, haverá, também, um ponto de tecnologia, com acesso gratuito à internet.


No total, mais de 12 mil pessoas já visitaram as seis edições do projeto e 65 marcas paraenses já participaram do Caixa de Criadores. Esta será a segunda edição que as irmãs Fabianne e Fabíola Faciola participam. Donas da marca de biquínis Maricota, elas afirmam que a aceitação do público com a Moda Praia é maior do que imaginavam. “Vendemos biquínis e maiôs o ano todo. Nos eventos da Caixa, a aceitação do público é muito boa. Nossas participações nessas edições é um modo de expandir nossa marca, ajuda no marketing”, afirma Fabianne, que já antecipa o que será visto nos biquínis da coleção de verão: “Inspirados no luxo e na pompa francesa, a nova coleção vem com muita renda e brilho para aumentar a sensualidade da mulher brasileira”.


De acordo com Clara Carneiro, uma das organizadoras do evento, o Caixa de Criadores tem o objetivo de fomentar o mercado local. “Nós queremos que o projeto seja um pontapé inicial para novos talentos. É oferecer espaço para os criadores daqui. Quanto mais marcas, mais gente estiver fazendo moda, melhor para o mercado”, diz.



SERVIÇO


Mercado de Moda Caixa de Criadores – 7ª edição. De 27 de junho a 5 de julho, no Espaço São José Liberto – Coliseu das Artes, de 14h às 20h. Entrada franca. Informações: 8119-8093 / 3242-6001.(Diário do Pará)

Troppo - O Liberal (21/06/09)

Yes, nós temos moda de qualidade!


Em comemoração ao Ano da França no Brasil, o Coletivo Caixa de Criadores realiza a 7ª edição do Mercado de Moda e prova que os criativos paraenses não deixam nada a dever aos grandes estilistas do resto do país


Foto: Orlando Maneschy

Da vontade de fazer moda, os amigos Clara Carneiro, Diogo Carneiro, Fernando Hage, Jackye Carvalho e Júnior Oliveira levaram adiante um projeto que se tornou referência no Estado: o Coletivo Caixa de Criadores. O negócio deu tão certo que este ano eles realizam a 7ª edição de um evento que é o carro-chefe do grupo, o Mercado de Moda.
Embalado pelo clima do Ano da França no Brasil, o evento foi batizado de 'C’est Très Chic', e vai reunir 38 marcas paraenses, entre elas Água Benta, Água Brasil, Bela Rosa, Bijouterias Criativas, Cadicoisa, CaverockB/I’sha, Chita Punk, Dês Amies, DonaNaza, Emiliah, Menina Venina, Esquina da Moda, Estilosa, Eubelém, EuQFiz, Flor de Iaiá, Kutrukas, Lala Rocque, Lia Zone, Maria Belém, Mariana Bibas, Maricota, Mariucha, Orland, Só Maria, Unama, Viví, Yêmara e Yorrana Maia, sendo dez estreantes que vão mostrar suas produções durante os oito dias de evento.
Segundo Fernando Hage, este tipo de evento é uma vitrine para os novos talentos da moda, pois é a partir daí que os iniciantes na área terão uma noção maior de como é o mercado paraense e terá oportunidade também de ter seu talento reconhecido. Isso já aconteceu com algumas outras marcas em edições anteriores, onde 17 já têm loja própria, o que é um motivo para os organizadores comemorar. 'Como em todas as edições, nosso maior objetivo é fomentar o mercado de moda paraense, fazendo com que jovens empreendedores possam se estabelecer no mercado', fala o designer.
Este ano, a abertura do evento acontecerá na próxima quinta-feira (25), na Estação das Docas e segue do dia 27 até o dia 5 de julho, no Espaço São José Liberto, com uma vasta programação também em outros pontos da cidade. Entre algumas das novidades deste ano está uma exposição com ilustrações feitas por designers paraenses e estudantes dos cursos locais de Design. O tema dos trabalhos está relacionado com as invenções francesas. Outra exposição tem como objetivo conscientizar os jovens sobre a importância do voto e acontece no Tribunal Regional Eleitoral.
Para 'causar' mais ainda, a programação conta também com uma extensa agenda musical comandada por DJs locais, entre eles Marcos Sachhi, Gustavo Rodrigues, Marcel Arêde, Emídio Contente, ProefX, Gustavo, Marcelo Damaso, Patrick, Xarope, Yuri, Mari, Geraldo, Robin e Faca, que vão aliar dois universos: a moda e a música. Além disso, para os mais desinibidos e que sonham com os 15 minutos de fama na televisão, vai haver um concurso de VJ, uma espécie de apresentador de videoclipes, para uma emissora local.
Além de projetar novas marcas no cenário paraense, o Caixa de Criadores tem viés social. A partir do dia 25 serão arrecadados itens básicos como café, leite e sabão em pó para serem entregues ao Abrigo João de Deus, que acolhe moradores de rua. 'A moda naturalmente trabalha com o glamour e a ostentação, mas achamos importante ficar um pouco mais próximo da realidade e trabalhar dentro do evento questões sociais', declara o designer que recorda da campanha do ano passado, quando 240 livros novos e usados foram recolhidos e destinados à instituição Pia Nossa Senhora das Graças, que atende jovens vítimas de abusos domésticos.
Ao longo de todas essas edições, o Mercado de Moda já reuniu um público superior a 12 mil pessoas que conferiram os looks de 65 marcas paraenses que já integraram o projeto. Para essa edição, a expectativa é de que mais de cinco mil pessoas circulem no local e movimentem mais de R$ 80 mil para as marcas participantes.

Backstage - Catálogo Caixa de Criadores

O catálogo será lançado dia 25 de junho no desfile Caixa de Criadores, na Estação das Docas, as 20h.
A entrada para o evento será a doação de café, leite e sabão em pó que serão repassados para o Abrigo João de Deus que cuida de moradores de rua.
Não deixem de ir! Serão todos bem vindos!

Ficha técnica

Modelos: Clarisse Pintat, Carla Rodrigues e Marcos Eisman / Fotografia: Carol Belém / Backstage: Mari Chiba / Produção: Diogo Carneiro e Clara Carneiro / Make-up: John Kintarus / Arte: Klébeson Moura / Parceria: Avisi Comunicação e D'Papel

























Magazine - O liberal


Vt Mtv 7ªedição Caixa de Criadores

7ª edição Caixa de Criadores






Caixa de Criadores 7ª edição



O ano da França no Brasil, segundo a moda de vanguarda de Belém
Caixa de Criadores reúne 38 marcas em sua 7ª edição para mostrar força e criatividade do mercado paraense
Foi na França, em meados do século XV, que nasceu o conceito de moda, quando a forma de vestir passou a diferenciar burguesia da nobreza, inaugurando o frenético movimento das tendências. E é por conta dessa ligação embrionária com o mundo fashion que a terra de Coco Chanel, Christian Dior e Yvez Saint Laurent será a grande homenageada da 7ª edição do Mercado de Moda Caixa de Criadores, de 27 de junho a 5 de julho, no Espaço São José Liberto. O tema será “O Ano da França no Brasil – C’est Très Chic”, uma referência à programação que ocorre em todo o Brasil, ao longo de 2009, sobre a influência francesa na cultura do país.
Participam desta edição 38 marcas paraenses, entre elas, dez estreantes. O lançamento das coleções da “temporada verão” ocorrerá em meio a um desfile, na Estação das Docas (Boulevard das Feiras), no dia 25 de junho, às 20h, marcando a abertura do Mercado de Moda Caixa de Criadores. Para conferir, de antemão, os looks que estarão à disposição do público, no São José Liberto, basta fazer a doação de um dos seguintes produtos: café, leite ou sabão em pó, que serão doados ao Abrigo João de Deus, entidade que atende, em média, 40 moradores de rua por mês.
Além de projetar novas marcas no cenário local, o Caixa de Criadores tem viés social. Na última edição, foram arrecadados 240 livros novos e usados para a Instituição Pia Nossa Senhora das Graças, que atende jovens vítimas de abusos domésticos. Outro componente importante para a organização do evento é a intensa programação cultural. Durante oito dias, haverá exposição com ilustrações feitas por designers paraenses e estudantes dos cursos de Design de Belém, sobre invenções francesas, como o batom e a bicicleta. Em outra exposição, o Tribunal Regional Eleitoral (TER) mostrará o trabalho da instituição para conscientizar os jovens sobre a importância do voto.
Na área musical, a programação ficará a cargo de DJs de Belém, que prometem aliar, no melhor estilo, os universos da moda e da música. No mesmo local, haverá, também, um ponto de tecnologia, onde os participantes terão acesso gratuito à internet, montado pela Sol Informática, uma das apoiadoras do evento. Segundo os organizadores e idealizadores do Caixa de Criadores, Clara Carneiro, Diogo Carneiro, Fernando Hage e Júnior Oliveira, a expectativa é de que mais de 5 mil pessoas circulem no local.
No total, mais de 12 mil pessoas já visitaram as seis edições do projeto e 65 marcas paraenses já participaram do Caixa de Criadores. Em mais de dois anos, o evento ajudou a projetar novas marcas no cenário local, não só pela aproximação com o público-consumidor, mas, também, por meio do apoio à profissionalização. Em parceria com o Sebrae, apóiam e incentivam vários cursos sobre moda e empreendedorismo em Belém. Em termos práticos, 17 marcas já abriram as próprias lojas. Cinco delas passaram a ter endereço comercial este ano.
Incentivo – Para promover, anualmente, as edições de verão (em julho) e inverno (em dezembro), o Caixa de Criadores conta com o apoio de empresas que investem e acreditam no propósito do projeto. Nesta edição, a rede de televisão MTV será a patrocinadora do projeto. Durante as duas semanas que antecedem o evento, será veiculada na programação da emissora inserção sobre o Mercado de Moda Caixa de Criadores. Além disso, no dia desfile, a equipe da MTV estará no local, fazendo entrevistas e imagens, que serão veiculadas na grade da emissora.
Serviços: Mercado de Moda Caixa de Criadores – 7º edição, com o tema O Ano da França no Brasil – C’est Très Chic, de 27 de junho a 5 de julho, no Espaço São José Liberto – Coliseu das Artes, de 14h às 20h. Entrada franca. Patrocinador: MTV. Parceria: Amaz e Sebrae. Apoio: Dançum Se Rasgum Produções, Jokerman, Libra Design e Sol Informática. Organizadores: Clara Carneiro, Diogo Carneiro, Fernando Hage e Júnior Oliveira. Informações: 8115-9290 / 8156-1823 / 8858-8913

Marcas participantes: Água Benta, Água Brasil, Bela Rosa, Bijouterias Criativas, Cadicoisa, Rock B + I ´sha, Pé de Chita + HelloPunk, Des Amies (Mucha, Miss B, Naisha Cardoso e Bendita), DonaNaza, Emiliah + Menina Venina, Esquina da Moda (Grazi Ribeiro, Tita Maria, Carol Bella e Pomar), Estilosa, Eubelem, EuQFiz, Flor de Iaiá, Kutrukas, Lala Rocque, Lia Zone, Maricota, Mariucha, Or land & Ná Figueredo, Posto 9, Três Marias (Maria Belém, Mariana Bibas e Só Maria), Moda Unama, Viví, Yêmara + Hannan Mariah, Yorrana Maia

Sthetic & Look Hair

Aconteceu em Belém entre os dias 07 e 09 de Junho a 2ª Feira de Beleza, Cabelos e Estética, ou Sthetic & Look Hair. Ela é mais voltada para os profissionais que atuam em salões de beleza, mas têm uma extensa programação e vários stands de empresas da área de beleza e cosméticos (o que pode trazer boas dicas). Bisbilhotando o site, encontrei o curso as Cores da Moda 2009 - Colorimetria e Visagismo no dia 09 de junho tivemos a programação de desfiles com profissionais de todo Brasil com temas como Tarsila, Victoria´s Secrets e os 50 anos da Barbie, realizado por Fiel Parruchiere, esse um salão de Belém. Maria Belém foi convidada por Jr Fiel para vestir duas Barbies. Muito obrigada pelo convite!
(Depois posto as fotos aqui)

P.S: Gente! O show da noite ficou por conta da mulherada enlouquecida correndo e aparecendo por tudo quanto é buraco naquele Hangar atras do Bruno Gagliasso. Um grupo de fadinhas com suas varinhas mágicas e asas de borboletas correndo por aquelas passarelas de cima do Hangar botaram ele pra correr meeeesmo. Foi muito comico!

Catálogo em homenagem ao "Ano da França no Brasil"

Assim que eu tiver com um tempinho ponho as fotos aqui.

Ficou lindo!

Revista Latitude do Hangar

Rolou dia 04 de junho, o lançamento da Revista Latitude do Hangar, com um editorial de Moda bem ao estilo francês.
(Sem tempo para escanear. Depois eu edito essa postagem e ponho as fotos com os looks maria belém)

Dèsirèe!
Uma palavra francesa que inspira o consumo do que é belo, bom e raro. Desejo!
Fixação pelo concreto e palpável, perecível. Devoramos furiosas o sabor agridoce da vida. E só o que pedimos é uma taça de champanhe para brindar um final elegante e secreto.
Satisfação!
Vaidade, gula e exagero aqui nada mais são do que a procura pelo 'plaisir' de abraçar o mundo com pernas de cera. Somos bonecas, femininas, com a inocência de um lobo mau.
Vestir-se de renda, suibr em andaimes e deixar a boca em carmim. Qualquer tentativa pode te tornar uma Madame Bouvary, cercada de luxo, caminhando pela fina luxúria de ter e poder ser o máximo. Hum, trÈs chic!
texto: Elianna Homobono