Desfile 2ª edição Caixa de Criadores





















Desfile de Lançamento da 2ª edição Caixa de Criadores

Backstage maria belém

Modelos Camila Macedo e Ana Luísa Maroja

Modelo Juliana Gato

Backstage maria belém
Lançamento em grande estilo.
Desfile de abertura, onde 17 criadores mostraram aos convidados seus trabalhos, coquetel após o desfile e abertura do mercado.

Revista Roxy De.Lovely



Lançamento da revista Roxy De.Lovely.

Na capa, modelo veste maria belém.

E dentro um editorial com looks de alguns estilistas da Caixa de Criadores que ficou tuuuuuuuuuuudo!!! Parabéns a todos da produção, Gil Yonezawa, Diogo Carneiro, Jackeline Carvalho, Flor, Fernando Hage, ao fotografo Alan Soares, ao make-up e cabelo Plínio e as modelos, Camila, Fernanda, Camila e Namury.

Já está nas bancas!

Revista Troppo






Mercado de Moda dá o tom do Verão

Jovens estilistas paraenses unem-se no coletivo Caixa de Criadores para movimentar o mercado local de moda e levar ao público paraense as últimas tendências para a estação mais quente do ano
Por Elck Oliveira
Fotos GQ Estúdio e Reinaldo Silva Jr

Quem pretende dar uma incrementada no visual antes das férias de julho não pode perder o Mercado de Moda, mais uma iniciativa do Caixa de Criadores, o grupo polivalente de jovens estilistas que vem movimentado o mundo fashion em Belém desde dezembro do ano passado. Durante o evento, que acontece na galeria do Memorial dos Povos até o dia cinco de julho, haverá desfiles das marcas participantes e comercialização de roupas e acessórios, além de uma vasta programação cultural, que inclui sessões de cinema, exposição de fotos, música e discussões sobre a relação da moda com o meio ambiente. Tudo no espírito do tema escolhido: 'O aquecimento global'. 'A intenção, além de abrir espaço para o nosso trabalho, é também mostrar que a moda está ligada a todas as outras esferas da vida, inclusive o meio ambiente. Nesse sentido, vamos estar dando dicas de como evitar o desperdício de água e energia elétrica, dois elementos fundamentais na indústria da moda', ressalta a estilista Clara Carneiro, uma das idealizadoras do coletivo.
Além de Clara, encabeçam o movimento os estilistas Fernando Hage, Jaqueline Carvalho, Diogo Carneiro, e Júnior Oliveira. Para Fernando – que é bacharel em design e procura trabalhar a moda de forma experimental e autodidata –, o Caixa de Criadores caminha para estabelecer em Belém um calendário anual de moda, a exemplo do que acontece nas grandes cidades brasileiras. 'Hoje, com a realização do terceiro evento, podemos dizer que as pessoas já reconhecem o Caixa de Criadores como um grande movimento da moda em Belém. É claro que ainda falta muito, mas acredito que estamos caminhando com passos firmes rumo à profissionalização cada vez maior do setor. A verdade é que a moda sempre existiu no Pará e em Belém, mas ainda falta a consciência de que esse pode ser um mercado tão capaz de gerar riquezas e crescimento quanto qualquer outro', observa.
O designer, que 'procura misturar referências, épocas e histórias' em seu trabalho, acredita que o grande diferencial do Mercado de Moda em relação aos outros dois eventos realizados pelo Caixa de Criadores, é a tentativa de destacar o trabalho individual de cada marca participante, abrindo espaço para que o público reconheça as especificidades de cada uma. 'Acho que nos dois primeiros, a coisa ficou meio misturada, com as peças mescladas nos desfiles. Agora não, vamos ter desfiles individuais, os stands serão personalizados e, assim, cada estilista vai ter a sua logomarca em destaque e com a sua própria embalagem. O bacana disso tudo é poder mostrar o trabalho de cada um', diz. Para Júnior Oliveira, outro idealizador do movimento, incentivar nossos estilistas a criar cada vez mais, é uma das palavras-chave. 'Eu vejo o Caixa de Criadores como um primeiro passo de um projeto demorado, mas muito importante, que é a conscientização da produção de moda local', afirma.
Ao todo, serão 20 grifes apresentando suas coleções. Elas vão mostrar as tendências e estilos em roupas, acessórios e objetos de design. A Maria Belém, por exemplo, buscou inspiração nos anos 60 para criar as suas peças, que constituem uma moda leve e desencanada, pontuada pela diversidade e intenso uso de aviamentos. 'Como o tema do evento tem a ver com o meio ambiente, também procuramos fazer a coisa o mais ecologicamente correto possível. Utilizamos o plástico o mínimo possível e procuramos trabalhar com restos de tecidos', explica a estilista Clara Carneiro, que dirige a marca junto com o produtor de moda Diogo Carneiro.
Já a estilista Jaqueline Carvalho, da marca Soujackye, remeteu-se aos anos 80 para montar o visual da nova coleção, que promete agradar em cheio ao público jovem, que gosta de se sentir à vontade e, ao mesmo, sensual. 'Só posso adiantar que vamos trazer muitas referências dos grandes ícones pops dos anos 80, como Madonna e outros', adianta.
Além dos desfiles dos participantes, haverá desfiles especiais da Hering Store e Ata-me. Para o grupo Visão, que comanda a Hering na capital paraense, o apoio ao evento promovido pela Caixa de Criadores é uma maneira de dar prosseguimento às iniciativas sociais de moda e design que remontam aos objetivos originais da marca. 'A história da Hering chega a confundir-se com a própria trajetória da moda em nosso país', ressalta Paloma Lobato, do Marketing da Visão, lembrando que a Hering está comemorando 125 anos de fundação e que foi a primeira marca a se direcionar para a fabricação de vestuário no Brasil.
Quem for até o Memorial dos Povos também poderá conferir, no lounge da galeria, uma exposição do fotógrafo Alan Soares, que clicou vários momentos do Caixa de Criadores para a revista Roxy De.Lovely, da editora Publicarte, além de guloseimas da confeitaria Eti Mariqueti. Os músicos paraenses também terão espaço no palco montado pela gravadora independente Ná Records, que manterá, durante todos os dias do evento, uma programaçãocom dJs e shows especiais de bandas locais.
O projeto do Mercado de Moda iniciou em dezembro de 2006, com 15 marcas e cerca de dois mil visitantes. Segundo os organizadores, a intenção principal – de difundir cultura de moda na cidade, além de produzir conhecimento e abrir espaço para os novos talentos – se mantém.
Belém, 01 de julho de 2007.